Cemig já registra mais de mil consumidores que optaram pela microgeração

Cemig já registra mais de mil consumidores que optaram pela microgeração
by

Cemig já registra mais de mil consumidores que optaram pela microgeração

solar

Os clientes micro e minigeradores de energia elétrica de Minas Gerais já são 1.074 segundo a Cemig. Graças ao crescimento da microgeração no estado, a distribuidora já configura-se como a concessionária com mais ligações dessa categoria, representando uma potência instalada de 7,7 MWp.

Representantes da Cemig justificam o alto número de investimento em microgeração em Minas Gerais pelo fato do estado contar com fatores altamente favoráveis para a instalação dessas mini e micro usinas como os excelentes níveis de radiação na maior parte do estado e a tarifa de energia atrativa para os investidores de geração distribuída, que contam ainda com a isenção do ICMS pelo Governo Estadual. Essas vantagens possibilitam um retorno do investimento mais rápido ao consumidor.

Graças à mudança da resolução normativa 678 da Aneel, que ampliou a abrangência e a potência dos mini e microgeradores, criou modelos de negócios e reduziu prazos para as distribuidoras conectarem os produtores/consumidores, a Cemig, por meio da Efficientia, está implantando o sistema de microgeração em diversos condomínios da região do Triângulo em parceira com a Alsol, em residências que captam energia solar. Nesse caso, a energia é dividida entre os condôminos. Com as novas regras da Aneel, estima-se que até 2024 cerca de 1,2 milhão de residências contem com energia produzida pelo sistema de geração distribuída.

Share

Deixe uma resposta