10 Motivos para investir em Energia Solar

Painel Solar Fotovoltaico
by

O Painel Solar Fotovoltaico, hoje no Brasil, representa um excelente investimento para pessoas e empresas que desejam explorar o sol como fonte de energia limpa. A utilização de placas solares reduz e até elimina gastos com a conta de luz, possibilitando a geração de créditos em energia.

Por utilizar uma fonte de energia renovável, que não polui o meio ambiente e possuir uma vida útil longa, as placas solares compensam todo o investimento. Para exibir o potencial do sistema de geração de energia solar fotovoltaica, listamos 10 motivos para investir em painéis solares.

10 Motivos para investir em Painéis Solares

1. Facilidade na Instalação

A instalação desse sistema gerador de energia é bastante simples e não exige grandes alterações na rede elétrica atual. Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados no telhado da sua residência, enquanto a distribuição da energia utiliza a fiação já existente.

O sistema de energia solar fotovoltaica é modular, ou seja, se a necessidade da propriedade crescer, mais painéis podem ser adicionados. Por esse motivo as placas solares utilizam o sistema Plug-and-Play, que significa, literalmente, conectar e utilizar.

2. Exige pouca manutenção

No geral, a única manutenção necessária ao painel solar é a limpeza em caso de acúmulo de poeira ou excremento de pássaros. Uma mangueira e esponjas são suficientes para esse trabalho, lembre-se de nunca utilizar abrasivos, pois eles danificam as placas e prejudicam o seu potencial.

Quanto à frequência, uma ou duas vezes ao ano é suficiente para que as placas solares permaneçam em bom estado. É recomendável que a instalação dos painéis tenha uma inclinação que possibilite a água da chuva escoar e que folhas não fiquem presas, pois isso diminuirá a eficiência na captação da luz solar.

3. Fonte de energia renovável

A energia solar, assim como a eólica e a hidrelétrica, é considerada um recurso natural renovável e é a principal fonte de energia do planeta. De acordo com o Relatório de Energia Mundial das Nações Unidas, o Sol é capaz de produzir energia suficiente para suprir o consumo global.

O Brasil possui uma grande incidência e regularidade da luz solar, condições essenciais para o melhor rendimento do sistema fotovoltaico. Isso torna possível a utilização de painéis solares para geração de energia elétrica em todo território nacional.

4. Não polui o ambiente

Os combustíveis fósseis, além de não renováveis, são prejudiciais aos ecossistemas, causando impactos ambientais negativos como a liberação de gases poluentes. A energia solar pode ser utilizada como uma alternativa renovável e limpa na intenção de diminuir e até acabar com esses efeitos que são nocivos para a vida humana.

Os painéis solares não agridem de qualquer forma o meio ambiente, seja na sua instalação ou utilização. Além disso, a geração de energia limpa evita a emissão dos gases que causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

5. O painel solar tem a vida útil longa

Durante toda sua utilização os painéis solares estão sujeitos às mais diversas condições climáticas, como elevadas variações térmicas, chuvas de granizo e neve. Por se tratar de um investimento a longo prazo e de alto custo, a alta durabilidade das placas solares representa um ótimo custo-benefício.

Embora possa variar de acordo com o fabricante, relatórios do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos mostram que a vida útil de um painel solar é de aproximadamente 25 anos. Entretanto, outros componentes como circuitos de controle e baterias tem durabilidade variada entre 5 a 15 anos.

6. Reduz os gastos com Conta de Luz

Os reajustes das tarifas e impostos sobre a energia elétrica deixam a conta de luz cada vez mais alta. Em reflexo a isso, meios alternativos de geração de energia tornam-se indispensáveis na hora de equilibrar o orçamento.

A geração de energia através do painel solar proporciona autonomia, segurança e estabilidade econômica para sua casa ou empresa. Calculando corretamente o consumo mensal e fazendo a instalação que forneça a capacidade necessária, é possível até mesmo reduzir a zero o seu gasto com eletricidade.

7. Gera créditos de energia

Após a instalação do sistema de aproveitamento de energia solar, existe a possibilidade de manter-se conectado à rede de distribuição elétrica. Fazendo com que o potencial excedente gerado seja injetado diretamente na rede da empresa distribuidora.

Em outras palavras, a energia produzida e não utilizada durante um dia ensolarado, é transformada em crédito. Este saldo pode ser gasto, tanto para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar, quanto para diminuir a conta de energia elétrica de outra propriedade.

8. Valorização da propriedade

Conforme o custo dos painéis solares diminuem, aumentam os investimentos em sistemas fotovoltaicos de geração de energia. No Brasil, o capital investido, chega a ser integralmente agregado ao valor do imóvel.

Um estudo realizado pelo laboratório Lawrence Berkeley, dos Estados unidos, aponta que compradores estão dispostos a pagar um valor maior por um imóvel que tenha a instalação de placas solares. Apesar do alto custo da instalação do painel solar, a economia com a conta de luz traz o retorno do investimento a longo prazo.

9. Autonomia das distribuidoras de energia

Quando estamos ligados em redes elétricas, ficamos suscetíveis à variação do preço cobrando pelo KWh. Desta forma, um período de escassez de matrizes energéticas pode acarretar um aumento significativo na conta de luz. Contudo, a instalação de painéis solares garantem total corte na sua dependência com a rede de distribuição.

Através de um projeto de sistema fotovoltaico autônomo, calcula-se a necessidade total da residência ou empresa e faz-se a instalação dos painéis solares. Em seguida, a energia excedente captada, ao invés de ir para as distribuidoras, será armazenada em baterias.

10. Pode ser instalado em locais remotos

O isolamento geográfico impede muitas vezes a distribuição de eletricidade, dificultando por exemplo a qualidade de vida de moradores rurais. Contudo o painel solar possibilita a geração de eletricidade de forma independente das instalações de distribuidoras.

Desta forma, a energia solar se torna um meio limpo e prático garantido a inclusão social de famílias e sedes agrícolas. Suprindo assim, de uma forma homogênea o desenvolvimento de toda a malha social.

 

Texto publicado originalmente em: Sutentabilidade.blog

Share

Deixe uma resposta