9 fatos interessantes sobre a energia solar

9-curiosidades-energia-solar
by

As fontes de energia sustentáveis vêm ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos e despertando a curiosidade de muitas pessoas. Mas quando se pensa nesse tipo de energia, o que logo vem à cabeça? Energia solar, não é mesmo? Apesar de já se ter falado muito em energia solar, são poucos os que realmente conhecem sobre seu funcionamento e suas características. Você sabia, por exemplo, que ela é de fácil utilização e pode ser colocada em praticamente qualquer lugar? Não? Pois então confira agora mesmo nosso artigo e descubra vários outros fatos interessantes sobre energia solar!

É uma fonte completamente livre

Uma das grandes vantagens da energia solar é que ela é livre, podendo ser utilizada por todos, já que a abundância de incidência de raios solares torna essa energia inesgotável e universal. O Brasil, por ser um país tropical, ainda desponta como um dos mais promissores territórios para difusão de tal alternativa.

Não são só os humanos que a utilizam

A energia solar também tem outro uso muito mais antigo na natureza: a fotossíntese! As plantas de coloração verde usam a energia solar, transformando-a em energia química usada em sua sobrevivência, além de criar a biomassa que compõe os combustíveis fósseis.

Pode ser usada para tornar água potável

A energia solar pode ser utilizada para transformar água salina em potável sem o uso da eletricidade ou de quaisquer produtos químicos. Tem como ser mais sustentável que isso?

Popularizou-se com a crise do petróleo

Em 1970, o mundo passou por uma crise na produção de petróleo que revelou a natureza delicada dos combustíveis fósseis como fontes de energia. Esse choque impulsionou a busca por fontes renováveis, abrindo espaço para a energia eólica e, especialmente, para a energia solar.

Tem taxa de emissão de poluentes zero

Ao contrário de outras energias também consideradas limpas — mas emitem ainda algum tipo de poluente —, a solar zera a taxa de emissão de poluentes. Assim, ajuda a combater o efeito estufa e seus efeitos sobre o clima, pois não emite gás carbônico, ou seja, seu efeito ambiental nocivo é nulo!

É utilizada pela NASA

As missões espaciais de vários países, especialmente dos Estados Unidos, com a NASA, usam painéis solares para obter energia para suas estações. Sabe aquelas grande placas planas que você vê nos filmes sobre missões espaciais? Pois é, são painéis fotovoltaicos!

Disponibiliza muita energia

Se aproveitássemos só um pequeno percentual da quantidade de watts de radiação solar direta que a Terra recebe por metro quadrado já não precisaríamos, hoje, de outras fontes.

Existem enormes usinas de energia solar

Embora conheçamos melhor os painéis caseiros desse tipo de energia, já existem grandes usinas solares espalhadas pelo mundo — localizadas nos Estados Unidos, na Espanha, em Portugal e na Alemanha, por exemplo.

São painéis extremamente duráveis

Os painéis solares são extremamente duráveis — alguns inclusive tendo garantias de muitos e muitos anos — e precisam de pouca ou nenhuma manutenção. Assim, basta mantê-los limpos e sem maiores detritos para, depois de instalados, não se ter outros custos.

Fonte: Solar Volt

Share